Menu

Neon Genesis Evangelion – Uma animação sobre mecas?

Algumas animações se provam inoxidáveis através dos tempos, hoje pretendo falar de uma com mais de 20 anos, um grande desafio falar sobre Neon Genesis Evangelion.

Neon Genesis Evangelion é uma animação da era de ouro dos animes. Descobri por acidente, enquanto esperava para assistir “O Crítico” ou Cowboy Bebop. Vale comentar que essas Grandes animações eu conheci pelo saudoso canal Locomotion, Deus salve os responsáveis por esse canal, passava as melhores animações de todos os tempos, acredite.

Esse canal levou ao público as melhores animações.

Este canal levou ao público as melhores animações.

A história de sucesso do canal Locomotion está diretamente ligado ao Evangelion, a exibição deste foi um marco e demonstrava que o canal iria se focar no público mais adulto. Com o resultado muito positivo, o canal começou a povoar a programação com essas produções.

Evangelion é uma animação difícil de descrever em palavras. Ela é vendida como uma animação sobre mecas, mas isso é apenas uma pequena parte do conteúdo.

As minhas postagens sempre buscam abordar o que as produções me deixam sentir. Com Evangelion há uma coleção de emoções. Tem ação, solidão, depressão, sensação de isolamento, e o mais relevante na série… a busca de se unir, ou se encontrar em algo maior.

Pelo nome da série temos uma pista de onde veio a inspiração. Do livro de Gênesis, especialmente usado para dar nome a personagens e sentido. Algumas inspirações vieram de livros apócrifos, com a citação de Lilith, a primeira mulher de Adão.

Outra coisa muito presente na série são os conflitos, alguns familiares, outros éticos. Os problemas familiares aparecem em quase todos os personagens, que ao longo da série revelam problemas com os pais. E nesse sentido torna-se importante falar sobre o protagonista Shinji.

Shinji é filho de Gendo Ikari, chefe de operações da NERV, uma organização que num primeiro momento acreditamos ter como objetivo combater os anjos que tentam destruir a terra. Esses anjos são como monstros, alguns vem do mar. Seria uma referência aos monstros do livro do Apocalipse?

Shinji revela que foi abandonado pelo pai e por isso cultiva um sentimento de raiva. As coisas ficam mais estranhas quando Shinji é recrutado para pilotar a Uindade 01, sob o comando do pai que não via há anos.

Evangelion Unidade 01. Ficou curioso?

Não pretendo fazer um resumo da série, a proposta aqui é deixar a sugestão de animação, e trazer uma boa lembrança para aqueles que já assistiram, especialmente os que viram na época em que foi lançado.

Tem muito o que se falar sobre evangelion, se você fizer uma breve pesquisa vai encontrara vários artigos, com as mais variadas opiniões e pontos de vista, mas o mais importante é que você assista e tire suas próprias conclusões, trata se de uma obra de arte e como tal dá a liberdade de livre entendimento. Então, se ainda não viu, não deixe passar essa oportunidade.

2 comments

  1. Delson Cezario Eccard disse:

    Sou apaixonado por Mechas desde os tempos em que assiti Robotech (um compilado de animes para ser exibido na tv nos EUA que tem como base o anime Macross) de lá pra cá não parei de assistir até que me deparei com Evangelinon! Um anime que como o Bruno disse é muito mais que robôs gigantes.
    Tive uma ótima experiência com o game baseado no anime que foi lançado no Japão para N64, apesar de todo em japonês da para ser jogado tranquilamente! Aproveitem a dica do Bruno e assistam!

Deixe uma resposta

Escute nosso Podcast:

Rokcast #14: Old Man Logan a HQ.

Salve meus nobres!! Estamos de volta e em uma homenagem ao grande herói canadense Wolverine! Vamos fazer um resumo da saga Old Man Logan, o velho Logan. Comentamos de maneira resumida a Hq e ainda falamos um pouco da expectativa para o filme Logan! Participantes: Bruno, Barata, Duda, Delson e Roger.   Nossa nova vinheta e também a antiga, foram produzidas pelo mestre da guitarra Achilles Zaluar, segue o link.  Bruno Leite

Receba novos episódios:

rss feed rokcast
feed, rss, android

Curta nossa página no Facebook

Facebook Pagelike Widget