Menu

Wild Wild Country – Um quadro assustador sobre o fanatismo religioso

Costumo assistir regularmente documentários e me deparei com um cujo nome me remetia ao velho oeste, Wild Wild Country, mas me surpreendeu com um relato sobre uma religião que eu pouco conhecia e seus fanáticos seguidores.

Bhagwan Shree Rajneesh é um famoso líder religioso indiano. Famoso não propriamente pelo números de seguidores ou filosofia religiosa, mas por suas excentricidades, como sua coleção de Rolls Royces, e sua visão libertina sobre o “caminho da iluminação” ou o “novo homem” como gostava de dizer.

Bhagwan Shree Rajneesh: não tinha um programa de TV milagreiro, mas tinha uma filosofia libertina.

Bhagwan Shree Rajneesh: não tinha um programa de TV milagreiro, mas tinha uma filosofia libertina.

A figura de Bhagwan Shree Rajneesh é conhecida, mas pouco se sabia em detalhes sobre o que acontecia entre as paredes de sua seita. Para ajudar a entender melhor eu trago aqui a dica desse documentário, Wild Wild Coutry.

O documentário aborda nos primeiros episódios a parte pública e as belas ideologias pregadas pelas lideranças religiosas que se referiam a si mesmos como Rajneeshs. Publicamente se vendia como algo muito positivo, e bonito. Mas ao longo dos episódios começamos a acompanhar o desenrolar de uma história de fanatismo macabra, que envolvia desde atentado terrorista, tentativas de homicídio, e envenenamento em massa.

Quem olha essa senhora nem imagina as monstruosidades que praticou.

Quem olha essa senhora nem imagina as monstruosidades que praticou.

O mais interessante é que a história e contada por seus protagonistas e os diretores inserem imagens da imprensa da época de forma que confronta o que é dito com os fatos documentados, a fim de deixar o telespectador formar sua opinião.

A história começa a ficar interessante quando o líder da seita Bhagwan decide construir uma cidade no meio do nada no Oregon. Dali em diante vemos uma crescente influencia na política local, até nas cidade pequenas ao redor. E quando falo em influência devo dizer que os Rajneeshs chegaram a ter uma força policial, se valendo das leis do estado. Atuavam de maneira autoritária recrutando fieis para ajudar a sobrepujar em número as pequenas populações locais. A sede de poder era notória.

A saga dos Rajneeshs no solo americanos é mais um episódio do quão negativo é o fanatismo religioso, o qual fazia as pessoas agirem de maneira desumana e sem escrúpulos. A série Wild Wild Country está no Netflix, e vai te manter grudado na tela e eu te garanto que vai ficar impressionado ao ponto de achar que essa é uma daquelas histórias que só seria possível na ficção. Assista, pois eu garanto que vai gostar.

 

No comments

Deixe uma resposta

Escute nosso Podcast:

Rokcast #14: Old Man Logan a HQ.

Salve meus nobres!! Estamos de volta e em uma homenagem ao grande herói canadense Wolverine! Vamos fazer um resumo da saga Old Man Logan, o velho Logan. Comentamos de maneira resumida a Hq e ainda falamos um pouco da expectativa para o filme Logan! Participantes: Bruno, Barata, Duda, Delson e Roger.   Nossa nova vinheta e também a antiga, foram produzidas pelo mestre da guitarra Achilles Zaluar, segue o link.  Bruno Leite

Receba novos episódios:

rss feed rokcast
feed, rss, android

Curta nossa página no Facebook

Facebook Pagelike Widget