Menu

Evil Dead “This is… My… BOOMSTICK!!!

The Evil Dead (no Brasil, Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio) é um filme norte-americano de 1981 escrito e dirigido por Sam Raimi. O filme teve duas sequências: Evil Dead II (1987) e Army of Darkness (1992), além de ser adaptado para um musical de teatro (esse último faço questão de ver xD) e ter tido um remake/reboot em 2013 (efeitos práticos são um show a parte) e também a EXCELENTE série Ash vs Evil Dead que continua alguns anos após o terceiro filme.

Primeiramente devemos falar do astro deste universo:

Ash

Ashley J. “Ash” Williams é o protagonista da franquia de filmes de terror “Evil Dead”,interpretado por Bruce Campbell , e criada pelo diretor Sam Raimi . Ao longo da série, Ash tem de enfrentar seus entes queridos dentro de uma cabana abandonada, pois foram possuídos por espíritos demoníacos.

Personagem teve sua mão amputada e passa a utilizar uma moto-serra (WTF!!!) acoplada em seu braço usando também como arma uma espingarda calibre 12 de cano serrado.

Bruce Campbell dá show, é um americano médio, a todo momento piadas escrotas e machistas (dão o tom certo do personagem), cheio de frases feitas e clichês… mas FUNCIONAM! É impossível não rir.

 

Evil Dead (A Morte do Demônio)

Evil Dead

 Cinco estudantes da Universidade de Michigan decidem passar um final de semana em uma casa isolada. Lá eles encontram o livro dos mortos, um documento que data da época da Babilônia e que está relacionado ao livro dos mortos egípcio. Enquanto vasculham a casa os amigos gravam em fita alguns encantamentos demoníacos, escritos no livro. A partir de então eles são possuídos por espíritos, um a um. O primeiro alvo é Cheryl (Ellen Sandweiss), brutalmente estuprada pelas forças do mal. Ash (Bruce Campbell), seu irmão, resolve levá-la a uma cidade próxima, mas descobre que a única ponte que leva ao local está destruída. Logo a transformação de Cheryl em demônio é concluída, resultando em seu ataque aos amigos.

Esse primeiro filme é na sua essência um filme de terror, claro que pra hoje os efeitos são extremamente ultrapassados, se valendo muito de stop-motion porém gore ao extremo, ainda vale uma conferida nos dias de hoje. Fato curioso é que pelo baixo orçamento ($90.000,00) o diretor teve que usar sua criatividade, inclusive criando a câmera sobre os trilhos, aquela que vem correndo quando aparece o “Mal” atrás de suas vítimas.

 

Evil Dead 2 : Dead by Dawn

Evil Dead 2

Ash (Bruce Campbell) leva sua namorada Linda (Denise Bixler) até uma casa abandonada, onde encontra uma fita de áudio abandonada por um professor. Ash coloca a fita para tocar, ouvindo citações do livro dos mortos. Os encantamentos despertam as forças do mal na floresta ao lado, que transformam Linda em um monstruoso Deadite. O objetivo é fazer o mesmo com Ash, mas ele recebe a ajuda da filha do professor, de um mecânico que trabalhava com ele e sua namorada.

Fato curioso que o segundo filme meio que “reconta” os fatos ocorridos no primeiro, sendo que apenas Ash e sua namorada vão para a cabana, só que esse, ao contrário do primeiro, aposta no humor negro.

 

Evil Dead: Army of Darkness (Uma Noite Alucinante 3)

army

 Ash (Bruce Campbell) é enviado para o ano 1300 A.C., por ser considerado o profeta que encontrará o livro dos mortos e livrará a população do terror dos Deadites. Porém antes que as pessoas saibam o real objetivo de sua viagem ele é capturado, por ser considerado um espião de um reino rival. Após se libertar, Ash parte em busca do livro. Ao encontrá-lo ele diz as palavras erradas, de forma que possa retornar ao presente. Só que esta tentativa desperta o exército dos mortos, que tem como líder uma contraparte do próprio Ash.

Se o segundo já puxava pro humor, o terceiro filme abraça o trash e zoeira com toda força possível, com pérolas como “ESSE É MEU… PAU DE FOGO!!!” (frase dita pelos anões no warcraft 3).

Curiosidade interessante é que o terceiro filme tem dois finais, um canônico do qual continua a série Ash VS Evil Dead e o alternativo no qual ele erra (novamente) as palavras do livro dos mortos e acaba acordando anos no futuro, encontrando tudo dizimado.

 

Evil Dead (2013) (A Morte do Demônio)

poster

Mia (Jane Levy) é uma garota viciada em drogas. Ela é levada pelos amigos Olivia (Jessica Lucas) e Eric (Lou Taylor Pucci) para uma cabana isolada na floresta, no intuito de realizarem uma longa cura de desintoxicação. Para a surpresa de todos, o irmão de Mia, David (Shiloh Fernandez), rapaz afastado dos amigos e familiares há tempos, também aparece, junto de sua namorada, Natalie (Elizabeth Blackmore). Entretanto, eles são surpreendidos ao descobrirem que a cabana havia sido invadida, e que o porão parece uma espécie de altar grotesco, repleto de animais mortos. Lá eles encontram um livro antigo, trancado. Atraído, Eric resolve abri-lo e lê-lo em voz alta, sem imaginar as consequências de seus atos. Mia começa a manifestar um comportamento estranho, interpretado no início como sintoma da abstinência. No entanto, aos poucos, todos percebem que uma força demoníaca se apoderou de seu corpo.

O diretor e produtores não deixaram claro se  esse filme se trata de reboot ou mais um capítulo da franquia (quem viu a cena pós crédito vai entender).   Vale destacar que os efeitos do filme são PRÁTICOS, nada de CGI, o que mostra o cuidado e esmero da equipe de produção (vejam a cena da língua cortada no trailer O.o).

Saindo do cinema, fomos agraciados pela estréia no ano passado de Ash vs. Evil Dead (que mal estreou e á confirmaram mais duas temporadas!!!).

 

Ash VS Evil Dead

serie

A série se passa alguns anos após o terceiro filme com Ash levando uma vida de merda, morando em um trailer e trabalhando em uma loja de departamentos… eis que em uma de suas constantes burradas recita uma passagens do Necronomicon que acaba abrindo um novo portal trazendo de volta o mal que deseja afundar o mundo na escuridão e cabe a Ash (sempre ele) a empunhar sua 12 e moto-serra para enfrentar as ameaças (nível gore extreme… litros e litros de sangue a cada cena).

A série segue o humor já estabelecido na série então que conhece os filmes anteriores tem a obrigação de acompanhar (não vou dar spoilers).

A série tem ótimos personagens como Pablo e Kelly (Ray Santiago, Dana DeLorenzo), sendo o latino alvo das piadas escrotas (Ash é babaca sem perceber)  e a adolescente revoltada reclamona (respectivamente) e também Lucy Lawless como Ruby (a eterna Xena)(Bruce Campbell e Lucy Lawless sempre estão presentes nos trabalhos do diretor Sam Raimi que na série trabalha como produtor (Bruce aparece na trilogia do Homem-Aranha, fazendo um personagem diferente em cada).

A segunda temporada estreou no início deste mês mantendo o nível da temporada anterior com piadas politicamente incorretas, cenas absurdas e sangue… MUITO sangue… e realmente espero mais e mais disso nos episódios que estão por vir.

season 2

Ash leva facilmente a série nas costas, o carisma do ator fazendo “ele mesmo” é incrível, por pior que seja o caráter do personagem é impossível não gostar dele e o ator abraça mesmo, sem medo de ficar marcado apenas por esse papel.

Evil Dead também chegou aos vídeo-games porém com jogos medianos com exceção do Evil Dead Regeneration (dublado também por Bruce Campbell)

jogo

O jogo acima saiu pra PS2, XBOX e PC e ainda hoje vale a conferida, sangue e piadas pra todos os lados.

É inegável que Evil Dead tem seu lugar de destaque na cultura popular (lembram da cena do hospital no Homem-Aranha 2?)

Ash é um dos poucos “brutucus” de ação que existem nos dias de hoje, sem frescuras “resolve tudo sozinho”.   Se fosse escolher uma palavra pra descrever o que acho desse universo criado por Sam Raimi, diria apenas “Groovy…”

 

No comments

Deixe uma resposta

Escute nosso Podcast:

Rokcast #14: Old Man Logan a HQ.

 
   
 
 
00:00 /
1x

Receba novos episódios:

rss feed rokcast
feed, rss, android

Curta nossa página no Facebook